O único invicto no NBB, SESI Franca está com sede de títulos
O SESI Franca Basquete é a única equipe invicta no NBB CAIXA, então fica a dúvida quem vai parar o Franca?
Foto: Marcos Limonti.

O SESI Franca Basquete está com sede, muita sede, o atual campeão do Campeonato Paulista de Basquetebol continua invicto no NBB CAIXA e uma dúvida começa a aparecer. Quem pode parar o SESI Franca?

A equipe da Capital nacional do Basquetebol perdeu somente duas partidas desde o Campeonato Paulista, uma derrota na fase de classificação para o Mogi Basquete (86×75) e outra para o São José Basketball (92×86) nas quartas de final, as duas derrotas foram fora de casa. Além da competição estadual e do NBB o SESI Franca está disputando a Champions League das Américas, lá a equipe fez uma partida, vencendo o Aguada do Uruguai por 95 à 94.

Geralmente quem ganha o Campeonato Paulista é colocado como um dos favoritos ao título do NBB e os investimentos do SESI Franca apontam isso, não é por menos que mesmo invicto eles trouxeram o Guilherme Hubner para reforçar o garrafão francano.

Mas e o NBB?! Até aqui o SESI Franca fez sete jogos, sete vitórias. Caíram diante do Franca, Corinthians, Pinheiros, UNIFACISA, Basquete Cearense, Pato Basquete, São José Basketball e Mogi Basquete. As duas ultimas equipes são as que venceram os francanos no campeonato Paulista, mas aqui tem uma diferença. As partidas pelo Novo Basquete Brasil, aconteceram no Pedrocão, já no estadual os jogos foram fora de Franca.

Para alguns a mudança na rodada de abertura do NBB acabou ajudando o Franca, já que a abertura não é mais com os dois finalistas da ultima temporada, nesse caso o SESI Franca Basquete enfrentaria o Flamengo, que por enquanto acumula uma derrota em 7 jogos, o terceiro melhor início da história do NBB.

O único invicto no NBB, SESI Franca está com sede de títulos
Próximo jogo do SESI Franca será contra o CA Paulistano, será que o CAP para Franca?
Foto: Marcos Limonti.

Depois do Flamengo a classificação do NBB segue com Paulistano e São Paulo, completando os quatro primeiros. Depois temos Mogi, UNIFACISA, Pinheiros e Corinthians. Entre as oito primeiras colocações, o SESI Franca só não enfrentou o CA Paulistano, Flamengo e São Paulo.

Justamente o próximo confronto do número 01 do NBB é contra o Paulistano. As equipes se enfrentam no dia 16 de novembro, a partida tem transmissão da Band e acontece nos domínios francanos, logo o sexto homem estará em quadra. Vale lembrar que o Franca venceu o Mogi Basquete e o São José em casa e essas foram as equipes que conseguiram parar o Mogi no Campeonato Paulista.

O confronto contra o Flamengo ficou para o dia 07 de dezembro, na sequência o São Paulo (10/12), mais dois jogos em Franca e a torcida agradece, já que o Franca está entre as equipes que tem a maior média de público do NBB, com mais de 2 mil torcedores em média. Lembrando que o Ginásio Pedro Morilla Fuentes, tem capacidade oficial de 5.290 torcedores.

Mas daí você se pergunta, o que o Franca tem de tão imponente assim dentro de quadra. Bom, vamos começar falando do Helinho Rubéns que segue estudando arduamente e isso inclusive sempre é lembrado pelos comentaristas de Basquete Nacional, quanto estudo envolve o Basquetebol Nacional e o quanto o Helinho vem se dedicando para suprir a demanda dentro de quadra, já que a competição é muito intensa.

Já os jogadores, olhando as estatísticas do NBB é curioso, porque o único jogador que está em primeiro nas estatísticas é o Lucas Dias no +/-, fora ele David Jackson, Cipolini e o Parodi aparecem entre os 5 primeiros em outros quesitos, o que é de se estranhar certo?! Mas não, quando observamos as estatísticas da equipe o SESI Franca é bem diluída no elenco, talvez aqui seja a diferença.

O único invicto no NBB, SESI Franca está com sede de títulos
Uma das únicas equipes que venceram o Franca, Mogi das Cruzes não conseguiu repetir o feito pelo NBB.
Foto: Marcos Limonti.

Oito jogadores do elenco tem médias de minutos superiores a 19 minutos por partida, sendo que o que tem menos tem 19,4 e o que tem mais 32,1. Os mesmos oito jogadores tem médias superiores a 42% de aproveitamento dos pontos tentados, se observarmos só o aproveitamento de dois pontos o menor deles é de 66,7%, o resultado disso é um time consistente ofensivamente.

Nessa fórmula o SESI Franca tem uma combinação mortal para o NBB CAIXA, segue embalado pela campanha na temporada, um dos maiores elencos do país e uma torcida apaixonada pela equipe, não é por menos que Franca é conhecida como a Capital do Basquetebol Nacional.

Então você caro leitor, quem você acha que pode parar o SESI Franca Basquete na temporada 2019/20 do NBB?

As estatísticas do Franca podem ser vistas aqui e a tabela de jogos está disponível no site da LNB.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.