De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
Sétima edição da LDB terá início no dia 21 de outubro
Flamengo e São José disputaram todas as edições da LDB na história.
Foto: Fotojump/LNB.

A sétima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB, já tem data para começar. Garantida por mais quatro anos por conta do acordo da LNB com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, o campeonato de base terá seus primeiros jogos realizados no dia 21 de outubro, com sedes simultâneas em Curitiba – PR e no Rio de Janeiro – RJ.

Sétima edição da LDB terá início no dia 21 de outubro
Campeão em 2015, Pinheiros está de volta à LDB.
Foto: Fotojump/LNB.

Os dez clubes participantes, Solar Cearense – CE , Círculo Militar do Paraná – SP, Paulistano/Corpore – SP, Flamengo – RJ, Pinheiros – SP, Sesi Franca Basquete – SP, Minas Tênis Clube – MG, Praia Clube – MG, São José – SP e Sogipa – RS, se enfrentarão em turno único na primeira fase e os oito melhores avançarão ao octogonal final da competição Sub-20.

A fase de classificação será dividida em duas etapas. A primeira delas será realizada simultaneamente em Curitiba e no Rio de Janeiro, com cinco equipes em cada cidade, e terá duração até 25/10. Paulistano, Praia, Solar Cearense e Sogipa se juntarão ao anfitrião Círculo Militar na capital paranaense. Já Minas, Pinheiros, Franca e São José estarão ao lado do Flamengo em solo carioca.

Depois, entre os dias 21 e 25/11, as dez equipes se juntarão em São Paulo, durante uma das pausas do NBB CAIXA devido às eliminatórias da Copa do Mundo, para fazerem as cinco partidas restantes da primeira fase. A tabela completa dos jogos será divulgada nas próximas semanas pelo Departamento Técnico da LNB.

A fase final será disputada entre 20 e 25/02, também em São Paulo, em nova pausa do NBB CAIXA para partidas da Seleção Brasileira. Os oito times classificados serão divididos em dois grupos e jogarão entre si dentro das chaves. Os dois melhores de cada lado se classificarão às semifinais, que assim como a decisão será disputada em jogo único.

Sétima edição da LDB terá início no dia 21 de outubro
Atual campeão, Sesi Franca está confirmado na disputa da próxima LDB.
Foto: Fotojump/LNB.

A LDB

Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sétima edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.

Sétima edição da LDB terá início no dia 21 de outubro
Quem também está de volta à LDB é o Solar Cearense, campeão em 2014.
Foto: Fotojump/LNB.

Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 43% dos atletas oriundos da competição de base.

Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.

Da Seleção Brasileira que recentemente disputou a AmeriCup neste ano, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.

Sétima edição da LDB terá início no dia 21 de outubro
Círculo Militar (PR) disputou as quatro últimas edições da LDB.
Foto: Fotojump/LNB.

Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.

Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornará uma competição Sub-20 a partir da sétima edição.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: