De dentro para fora do Jogo, uma visão diferente de quem de alguma forma viveu O Basquete.
VOCÊ ESTÁ EM:
  Livro: Michael Jordan - A História de Um Campeão
Livro: Michael Jordan - A História de Um Campeão
Imagem: Divulgação/NBAE

Mais um livro na nossa coluna de Recomendados, dessa vez a Biografia escrita por David Halberstam, Michael Jordan – A História de Um Campeão e o Mundo Que Ele Criou, um grande texto que conta de uma forma incrível os passos do Michael Jordan.

David Halberstam, foi de uma precisão cirúrgica ao levantar os dados para escrever essa biografia, não é por menos ele é um dos mais importantes e influentes jornalistas norte-americanos, detentor de um prêmio Pulitzer por reportagens feitas no Vietnã, quando ele escrevia para o New York Times.

Se esse livro tivesse o título a História do Basquetebol, ninguém se importaria, porque ele consegue narrar a trajetória do Michael Jordan através dos fatos que aconteceram ao seu entorno de um modo que as vezes você se pergunta, eu estou lendo sobre o Michael Jordan, ou sobre a NBA, ou sobre a Carolina do Norte, ou sobre a ESPN.

Todos os fatos, são retratados com uma riqueza de detalhes, citações de diversas pessoas influentes e que estavam presentes ou simplesmente compartilhavam do mesmo momento na linha do tempo criada pelo autor.

Essa obra é uma obra que é tão rica e inspiradora, que te prende e te leva em uma viagem da Carolina do Norte, para os eventos, até a NBA em um piscar de olhos.

Deixo vocês com a sinopse de Michael Jordan – A História de Um Campeão e o Mundo Que Ele Criou

Na obra, David Halberstam traça o primeiro grande perfil da fantástica carreira de Michael Jordan, uma das maiores histórias do mundo dos esportes em todos os tempos. Além de detalhar todo o percurso de Jordan, das derrotas para  irmão na garagem de casa ao último e perfeito arremesso, o livro é repleto de retratos de grandes figuras e equipes de Basquetebol: Larry Bird e os Celtics, Isiah Thomas e o Pistons, Magic Johnson e o Lakers, entre outros.

Mais ainda, temos a oportunidade de conhecer os bastidores dos relacionamentos entre Jordan, o astro, e os outros que desempenharam papéis fundamentais nas campanhas vitoriosas do Bulls, incluindo o técnico Phil Jackson, o escudeiro Scottie Pippen e o impagável Dennis Rodman.

Afinal, o que fez de Jordan o maior jogador de Basquete de todos os tempos? Os números são impressionantes: Jogou 13 temporadas na NBA, sendo o cestinha em 10 delas; venceu 6 títulos, sendo escolhido o melhor jogador (MVP) em todas as 6 finais; ganhou 2 medalhas de ouro olímpicas, em 1984 (ano em que também foi campeão universitário) e em 1992, com o Dream Team; foi o MBP do campeonato por 5 vezes; sua média de pontos por jogo é de 31,5é a maior de todos os tempos; foi eleito para a seleção defensiva por 8 temporadas, sendo o MVP defensivo e também geral em 88; por 10 vezes esteve na seleção dos melhores jogadores da temporada; fez 69 pontos em um jogo contra o Cleveland em 1990; foi recordista de roubo de bolas em 3 temporadas e recordista de pontos em playoffs, 63 contra o Boston em 1986.

Livro: Michael Jordan - A História de Um Campeão
Imagem: Divulgação/NBAE

Jordan foi, acima de tudo, um jogador completo: infiltrações acrobáticas que ninguém jamais havia visto, um arremesso muito bom, e que foi melhorado com o tempo, e ainda um excelente jogador na defesa, com uma determinação em vencer que nunca foi igualada. Mas o livro de David Halberstam mostra também o outro campo em que Jordan fez sucesso igualmente imbatível: o campo dos negócios. Apenas seu talento esportivo não bastaria para explicar como ele se tornou o maior vendedor de produtos do mundo, tênis, refrigerantes, perfumes, roupas, tudo o que se aproximava da imagem de Jordan parecia gerar lucros fabulosos. Nem como ele se tornou uma figura mais famosa do que o presidente de seu pais ou os atores de cinema de Hollywood.

Livro: Michael Jordan - A História de Um Campeão
David Halberstam
Foto: Divulgação

O que o livro de Halberstam nos mostra é que Jordan foi o jogador perfeito no momento perfeito. Vindo após Magic e Bird, já chegou num momento em que a NBA se reestruturava empresarialmente e começava a dar grandes lucros. Quase simultaneamente à profissionalização de Jordan, um canal de televisão começava timidamente o que seria uma revolução no mundo dos esportes, nascia a ESPN. Além disso, uma empresa de calçados esportivos, ainda não tão grande ou conhecida, resolveu arriscar uma nova estratégia de marketing, patrocinar e investir pesadamente na imagem de um jogador e numa linha de tênis com o seu nome. E essa empresa, a Nike, arriscou ainda mais e chamou um diretor de cinema iniciante de Nova York, que teve a liberdade de criar alguns comerciais bastante diferentes do que as pessoas costumavam assistir.

O que eu vejo de interessante na Obra é realmente a linha do tempo criada por Halberstam e como ele coloca o Jordan no meio, eu realmente em alguns momentos me perguntava cadê o Jordan, mas okay agora eu sei como isso ou aquilo começou ou funciona. De repente o Jordan voltava para a história e tudo fazia sentido.

 

Michael Jordan – A História de Um Campeão e o Mundo Que Ele Criou

Livro: Michael Jordan - A História de Um Campeão
Imagem: Divulgação

David Halberstam
Tradução Alexandre Barbosa de Sousa e Cide Piquet
São Paulo: Editora 34

ISBN 978-85-7326-159-2

A critério de conhecimento, todos os livros aqui recomendados foram comprados e lidos, alguns até mais de uma vez.
Eles fazem parte da minha biblioteca particular e acadêmica.

SOBRE O AUTOR Diego Andrade, mais conhecido como Diego Silver. Professor de Educação Física. Pai, viciado em coisas de Nerd e é claro entusiasta do Basquetebol. Ex-Aluno do Bi-Campeão Mundial Rosa Branca, quando o mesmo era servidor do SESC Consolação. CONHECER TODO TIME
RESENHE COM A GENTE AÍ!

Deixe uma resposta

 
 
VOLTAR AO TOPO
%d blogueiros gostam disto: